De acordo com o dicionário de marca, escrito por Marty Neumeier, o conceito de brand experience pode ser resumido como todo tipo de interação que as pessoas têm com um produto, serviço ou empresa. Que deve incluir uma experiência sensorial capaz de transportar esses indivíduos para um relacionamento longevo e mais relevante.

Para tentar esclarecer melhor essa história, falaremos, nesse artigo do Instituto QualiBest como a ideia de brand experience se desenha atualmente, se adaptando aos novos aspectos da jornada de compra do consumidor nos diferentes pontos de contato.

Brand Experience significa estar presente em todos os pontos de contato

Toda a extensão do conceito de brand experience citado anteriormente, bem como tudo que ele representa, possui o formato atual devido à evolução constante dos canais de comunicação atuais. Provocada principalmente pela mudança comportamental dos consumidores.

O crescimento vertiginoso do uso da internet, alterou profundamente a relação consumidor/marca, dessa forma, o modelo “tradicional” de funil relacionado à jornada de compra não possui mais sentido, haja visto que esses consumidores não agem mais filtrando apenas as marcas e seus produtos até tomarem uma decisão efetiva de compra.

O que ocorre agora é uma jornada cíclica, isto é, um loop no qual uma decisão em uma etapa inicial (momento inspiração) pode perder relevância na etapa seguinte (momento pesquisa), por exemplo.

Por causa desse movimento pouco previsível, as marcas precisam se fazer presente em todos os pontos de contato com o consumidor, ou seja, em todos os momentos que ele se relacionar com a marca.

E, como as marcas devem se comportar?

Podemos afirmar que o brand experience é uma estratégia de marketing que busca agregar mais valor à imagem da marca. E, se valendo de práticas que encorajam os estímulos sensoriais nos diversos pontos de contato, ao longo da jornada de compra, mas que vai além.

Não basta apenas trabalhar aspectos como a identidade visual e o conceito de marca, é preciso oferecer uma experiência única ou memorável em cada etapa da jornada, entendendo as necessidades do seu consumidor e agindo de acordo para supri-las.

Obviamente que a personalização de experiências não é uma tarefa simples, por isso, requer uma quantidade de dados e informações massivas para gerar insights cada vez mais qualificados, para que assim, uma marca possa vir a ter uma maior relevância nas vidas do seu público-alvo.

Para se aprofundar ainda mais no tema não deixe de ler o estudo “Brand Experience” liderado pelos especialistas do Instituto QualiBest em parceria com a TopBrands – Consultoria de Branding e para maiores dúvidas basta entrar em contato conosco.

Acesse também em nosso blog a continuação deste estudo em “Brand Experience – O comportamento do consumidor na jornada de compra“.