Branding

Assista Brand Move evento sobre construção de marca

O Brand Move é um evento online que traz insights para a construção de marcas. Ele é realizado pelo Instituto QualiBest em parceria com a Top Brands e tem por objetivo compartilhar cases de sucesso, técnicas de pesquisa e outras práticas de fortalecimento das empresas. 

Em outubro de 2021, três painéis trouxeram importantes nomes do mercado, contando com 800 participantes assistindo aos três dias de conteúdos e cases. 

Confira os temas abordados

 

  • O Desafio da Transformação Digital das Marcas

    Três setores que passaram por intensas transformações durante a pandemia trouxeram suas explanações no Brand Move de como lidar com as mudanças de impacto nesse contexto. Bruno Campos, Diretor de Marketing Digital e Mídia na GM South América; Camila Belezi, Gerente de Transformação Digital e Ágil na Riachuelo; e Lilian Magalhães, CRM & Inteligência de Mercado no  Hospital Israelita Albert Einstein compartilharam seus insights e cases de sucesso.

    A maior questão é: o que mudou nos últimos dois anos? O consumidor. E como criar valor para o consumidor? Eles mostram que, hoje, o público aceita passar por algumas coisas que não agregam valor para chegar ao que realmente agrega.  Exemplificando, seria o equivalente a ouvir a versão do Spotify com propagandas para usufruir do serviço sem custos. Além disso, o case do setor automobilístico trouxe que o conceito de posse passou a conflitar com o conceito de uso, ou seja, o foco de importância de um produto está para a sanar as dores dos clientes e não necessariamente por conta de um status pessoal.

    Quanto ao tema praticidade, esse consumidor quer as opções na palma da mão ao invés de ir até a loja. Mas não adianta apenas digitalizar as opções para o cliente e suas demandas, como também capacitar as equipes de atendimento para essa nova maneira de vender com uso de tecnologia. Em resumo, o futuro é online, inclusive a venda de bens com alto custo. Pensando nisso, há uma necessidade de realinhar culturas organizacionais, com mais colaboração e autonomia para os times, incluindo  diversidade, inovação e sustentabilidade. O cliente é o centro e a digitalização deve ser pensada como “gente cuidando de gente”, estando disponível em diferentes canais. Assista na íntegra!

 

  • Elasticidade e Extensão de Marcas.

    Para falar sobre o tema no Brand Move, foram convidados Valdir Nascimento, Head of Marketing na Nestlé Coffee (Starbucks e Nescafé); Tiago Garcia Leal, Gerente corporativo de marketing, inovação e varejo próprio – Santa Helena (Case Paçoquita); e Luana Carvalho, Gerente de Marketing na DPA Brasil.

    Como você pode conferir no vídeo completo abaixo, é preciso que as marcas mantenham sua essência, mas saibam se adaptar ao longo do tempo – como aconteceu com a Nescafé, por exemplo, que levou máquinas para as cafeterias e reforçou o seu conhecimento no setor. As marcas precisam estar atentas para se tornarem relevantes em seu mercado e gerar confiança na relação com o seu público.

    Esse ‘estar atento’ ao que o cliente quer ajuda a aproximar sua empresa dele, fazendo com que o consumidor queira adquirir seu produto ou serviço a partir dessa relação. Outro tópico importante é pensar a comunicação não pela quantidade, mas pela relevância dos veículos e influenciadores que vão falar pela marca. Se quem fala não acredita no projeto, será mais difícil convencer o público.

    Quando se fala em extensão de marca, é preciso planejar-se para que seu negócio seja reconhecido como especialista no assunto. Estender também tem a ver com entender que um novo público pode ser agregado à marca. Criar novas categorias dentro do produto principal, como foi o caso da Paçoquita, exige um estudo de consumidor para entender como a empresa está inserida na vida deles, além de compreender o que essas pessoas querem de você. 

 

  • Celebridades e Influenciadores na Construção de Marca

    Para falar neste painel, foram convidados Eduardo Muniz, Diretor de Marketing na Mondial; e Rafael Coca, Founder & COO no Spark e Fabia Silveira, Gerente de planejamento e atendimento no QualiBest.

    Quando sua empresa inicia um projeto de comunicação, precisa estar atenta não apenas ao público-alvo, mas principalmente em qual seria a persona mais assertiva para conversar com esse público. Se o influenciador digital ou artista escolhido para uma ação tem a essência da marca internalizada nele, fica mais fácil entregar resultados.

    É preciso também tomar alguns cuidados dentro desse processo vivo, incluindo perceber a sinergia entre a celebridade e a marca; observar se o escolhido tem uma superexposição relacionada a outras marcas e, caso sim, quem são elas e se vale a pena estar entre todas; ter uma definição clara na fronteira com outras marcas.

    Uma das mudanças que geraram este cenário é que, antes, as empresas contavam sua própria história. Hoje, são as pessoas que falam sobre elas. O mercado é tão grande que já está passando dos US$ 14 bilhões neste ano. Em geral, 86,5% das marcas declaram que trabalhar com influenciadores traz resultados que não se veem com outras comunicações digitais. Além disso, o brasileiro é uma população que de fato acredita nos influenciadores digitais.

    Para o fechamento deste painel, o QualiBest apresentou o QInfluencer Check, modelo de estudo de pré-teste para apoiar agências e marcas a escolherem os influenciadores e formadores de opinião mais adequados para suas campanhas.

    A ideia do estudo vem da constatação que muitas vezes, durante a fase de curadoria e seleção de perfis de influenciadores, as marcas buscam maneiras de confirmar a adequação qualitativa daquele perfil com sua marca e os objetivos da campanha.  Portanto, além de dados provindos via softwares agora as empresas podem agregar via checagem de atributos prévio a seleção do perfil que irão representar a sua marca.

 

Mais uma vez estes temas reafirmam a importância de um bom planejamento onde a pesquisa de mercado tem um papel fundamental para o sucesso e assertividade de suas escolhas.

Também estiveram presentes no Brand Move a Daniela Daud Malouf, Sócia Diretora no QualiBest; Marcos Machado, Sócio na TopBrands.

Posts recentes

O poder do Marketing Sensorial: o que é e como impactar os sentidos dos consumidores

Você já parou para pensar como as marcas podem impactar os sentidos dos consumidores? O…

novembro 19, 2024

Tendências de Marketing: o que esperar nos próximos anos e como antecipar-se

As tendências de marketing podem ser definidas como um movimento ou direção que reflete as…

novembro 18, 2024

5 estratégias de marketing jurídico para impulsionar o seu escritório de advocacia

Marketing jurídico é a prática de aplicar estratégias de marketing para promover serviços legais e…

novembro 14, 2024

Pesquisa mostra como brasileiro se alimenta no trabalho

Para entender como as pessoas se alimentam no trabalho, a Sapore – multinacional brasileira de…

novembro 12, 2024

Empresas brasileiras dedicam, em média, 25 dias para criar campanhas de marketing para o varejo

No mês de setembro, o Instituto QualiBest apresentou no Varejo Summit um estudo exclusivo que…

novembro 6, 2024

Estudo mostra que 41% dos consumidores fazem compras para seus pets por impulso

As compras online de produtos para pet são uma parte importante do dia a dia…

novembro 5, 2024