Qual é a melhor forma de conhecer e entender o ecossistema de um negócio, que engloba consumidores, fornecedores, concorrentes, distribuidores, entre outros pontos que vão determinar o grau de sucesso do seu produto ou serviço? Uma pesquisa. E quem melhor para opinar sobre a sua oferta do que quem a consome? O cliente, claro.
A questão então é qual abordagem usar para atingir esse cliente. Conforme o objetivo da pesquisa, a aplicação de um questionário online oferece diversas vantagens, já que facilita o diálogo e acompanha a curva de digitalização pela qual passa a maior parte dos consumidores.
Confira outros pontos fortes de uma pesquisa de mercado com questionário online:
- Permite alcançar um maior número de respondentes em menos tempo
- Maior conveniência para os participantes
- Participante não sofre influência do pesquisador
- Garantia de que todo o questionário será respondido, já que o participante só pode passar para a próxima pergunta após responder a anterior
- Na maioria das vezes tem menor custo
Elaborar um questionário online que permita entender os principais desafios e oportunidades requer expertise, claro, mas não é uma tarefa impossível. A partir do momento em que se pode contar com um parceiro para direcionar os passos necessários, como os profissionais do Instituto Qualibest, é muito mais fácil encontrar as respostas necessárias para a tomada de decisões mais assertiva.
Conheça agora os 5 passos para criar um questionário online que irá oferecer mais conhecimento sobre o seu mercado:
1 – Defina os objetivos da pesquisa de mercado
Identifique exatamente o que você espera da pesquisa – subsídios para o lançamento de um novo produto/serviço, possibilidade de atingir novos nichos de mercado, medir a satisfação do cliente, identificar os atributos que mais influenciam na compra (Ex.: preço, qualidade etc) mapear hábitos de compra, determinar a força da marca, entre outros objetivos. Todas as perguntas deverão ser direcionadas para o problema que você quer resolver.
2 – Defina o público alvo
O seu público alvo é que vai definir o estilo das perguntas – mais ou menos informais, mais ou menos elaboradas, possibilidade de incluir perguntas de cunho pessoal. Você pode definir o público alvo baseado em gênero, faixa etária, renda, escolaridade, profissão, se já é cliente, se é cliente potencial, etc.
Um exemplo é segmentar o público alvo com base na seguinte amostra:
-Consumidores da classe A/B
-Com idade entre 18 e 25 anos
-Moradores de cidades com mais de XXX habitantes
3 – Elabore o questionário online
Em primeiro lugar, o questionário online pode conter perguntas fechadas, em escalas e abertas, quando o entrevistado pode discorrer sobre as suas impressões; fechadas, com respostas pré-estabelecidas, ou em escala, que atribui notas, entre outras. O principal é:
- Colocar um texto de apresentação justificando o porquê e para que a pesquisa está sendo realizada
- Fornecer instruções antes de iniciar o questionário online
- Ser objetivo e deixar claro as perguntas de filtro no começo do questionário
- Ser amigável para dispositivos moveis (smartphone e tablets)
- Colocar no início as perguntas que captam o interesse do respondente
- Limitar que o respondente volte para alterar respostas anteriores
- Dar a opção de “finalizar o questionário depois”
- Usar, sempre que possível, recursos interativos como “arrastes” de imagem
- Atribuir numeração/nota (1 a 10) para obter respostas que detalhem o sentimento do participante
- Optar por imagens quando for apresentar produtos e logotipos de empresas
- Colocar um desfecho com agradecimento
- Evitar que o questionário passe de 20 min
4 – Teste as perguntas – imparcialidade, ordem lógica
Após a elaboração das perguntas, é recomendado fazer um pré-teste de aplicação, identificando erros de interpretação e dificuldades na hora de responder. Também é preciso avaliar se as perguntas não intimidam ou conduzem, mesmo que de maneira sutil, as respostas. Esse passo é realizado com um pequeno grupo com as mesmas características do público alvo, oferecendo aos responsáveis pela pesquisa a capacidade de avaliar os riscos potenciais e fazer os ajustes necessários.
5 – Analise as respostas e gere relatórios
É hora de compilar as respostas, gerando dashboards amigáveis e intuitivos, análises mais completas e um storytelling que ajude na interpretação dos resultados que serão a base para a futura tomada de decisões ou planejamento de ações.
Após a aplicação do questionário online você deve ser capaz de responder as perguntas que originaram a sua pesquisa.
Gostaria de realizar uma pesquisa de mercado online? Converse com um especialista QualiBest.