Um estudo realizado pelo Instituto QualiBest, pioneiro em pesquisas online, apontou que 72% dos internautas brasileiros consumiram cerveja nos últimos 3 meses. A pesquisa, realizada de forma online com 3354 pessoas, entre junho e agosto de 2023, tinha como objetivo descobrir as marcas de cerveja mais consumidas e conhecidas. Segundo o levantamento o consumo de cerveja foi maior entre os homens. 23% dos homens e 31% das mulheres afirmam não consumir a bebida ou não ter consumido nos últimos 3 meses.
Os resultados da pesquisa indicam que as marcas de cerveja mais conhecidas e consumidas pelos internautas no país são Skol, Brahma e Heineken. Skol e Brahma foram citadas por 85% e Heineken por 84% dos respondentes. Já quando questionados sobre qual marca foi consumida nos últimos 3 meses a ordem se inverte: Heineken (38%), Brahma (34%) e Skol (30%).
Com relação às diferenças entre as regiões, destaque para a Império conhecida por 59% dos respondentes em geral, mas no Sudeste esse percentual cresce para 70%.
A Schin, conhecida por 53% dos respondentes, cresce na região Sul, chegando a 63%. Já no Centro-Oeste o destaque fica para a Spaten: do público em geral, ela é conhecida por 39% e na região sobe para 50%.
Já em relação ao consumo nos últimos três meses e as diferenças por regiões brasileiras, destaca-se a Itaipava, mencionada por 17% dos respondentes brasileiros e 24% dos que estão na região Nordeste, enquanto a Corona, que foi citada por 16% do total dos entrevistados, na região Nordeste foi mencionada por apenas 10%.
“Com o estudo podemos confirmar que os Homens e a Geração Y consumiram mais e mais marcas nos últimos meses”, finaliza Fábia Duarte, gerente de atendimento e planejamento do Instituto QualiBest.
Sobre o Instituto QualiBest
Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson&Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, entre outros.