O internauta brasileiro – e global – está cada vez mais usando dispositivos móveis para acessar a internet e sendo mais interativo. Entre as experiências que comprovam isso está o Metaverso, que já vem se tornando realidade e ganhou a publicidade. A Qatar Airways, por exemplo, criou a primeira tripulação de cabine MetaHumana em todo o mundo. A realidade virtual presente no site da companhia permite visitas a áreas de check-in e cabines.
À parte das campanhas interativas de marketing, há um outro dado importante: 73% dos brasileiros com acesso à internet consideram que a publicidade seja útil para encontrar produtos e auxiliar o processo de compra, de acordo com pesquisa da IAB Brasil – associação da publicidade digital no país.
Não para por aí. Cerca de 87% das pessoas que usam internet no Brasil preferem acessar a maioria dos aplicativos a partir do celular e de maneira gratuita, mesmo com a presença de anúncios direcionados.
Internauta brasileiro e as redes sociais
A empresa internacional de análise de internet Comscore realizou um estudo mostrando que o Brasil é o país que possui maior penetração de conteúdos entre os usuários únicos das redes sociais, chegando ao alcance de 97,6%. A influenciadora Virgínia Fonseca é também conhecida como a que mais engaja no país – ela é atriz e youtuber que dá dicas de beleza. Clique aqui e confira as mulheres mais admiradas do Brasil, de acordo com pesquisa do Instituto QualiBest.
Uma informação de destaque é que os consumidores brasileiros chegaram a ficar uma média de mais de 53 horas nas redes nesse último ano, sendo que o tráfego foi 19,6% maior em dispositivos móveis e 51,6% menor em desktops.
As interações também são destaque nas plataformas – o monitoramento de 55,7 milhões de postagens em três redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) de diferentes países revelaram 81 milhões de interações diárias durante 2021, somando 29,8 bilhões. México e Brasil lideram as visualizações de vídeos em redes sociais, com crescimento importante em usuários de Kwai (40 milhões no Brasil) e TikTok (53,7 milhões no Brasil).
As pesquisas de mercado ajudam muito a entender o perfil do internauta brasileiro. O Instituto QualiBest possui materiais relacionados ao tema e você pode começar por este aqui para saber mais.