Estudo Sobre Refugiados no Brasil
A ONG “Estou Refugiado” criou, em parceria com O Instituto QualiBest, uma pesquisa para entender o perfil e avaliar a trajetória de imigrantes que vieram em busca de refúgio assim como suas percepções sobre o novo país e seu povo.
Compreenda, com este estudo, as maiores dificuldades apontadas pelos entrevistados ao se adaptar ao Brasil. Foram feitas 503 entrevistas com mulheres e homens imigrantes, de 18 anos ou mais, que vivem no Brasil na condição de refugiados, solicitantes de refúgio e residentes temporário ou por tempo indeterminado.
A amostra do levantamento incluiu pessoas da Venezuelana, Angola e Congo, além de outros países em menor quantidade (Colômbia, Síria, Cuba e outros). Equilíbrio entre homens e mulheres, numa média de idade de 37 anos e 57% atingiram o ensino superior (completo ou não). Em seus países de origem eram principalmente assalariados, profissionais autônomos e estudantes. São moradores das cidades de Boa Vista, São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, Curitiba e outras.
Preencha o formulário desta página para baixar o material completo.
Para conhecer a Estou Refugiado acesse: estourefugiado.org.br/