Entender o comportamento dos consumidores sempre foi um grande desafio dos empreendedores e com o passar do tempo os seus hábitos se tornaram ainda mais complexos, tornando fundamental a adoção de estratégias de segmentação de marketing a fim de criar campanhas mais assertivas e encontrar saídas para as mais diversas situações.
Nesse artigo do Instituto QualiBest falaremos sobre o que é, qual o objetivo e vantagens na segmentação do público-alvo de acordo com suas características e hábitos de consumo. Então fique ligado e acompanhe essa leitura até o final.
O que é segmentação de marketing
Assim como o nome sugere, a segmentação de mercado diz respeito a separação de consumidores em diferentes grupos e que possuem necessidades (de consumo) similares. O mesmo critério aplicado no conceito de cluster, que visa agrupar elementos de acordo com seus tópicos.
Nesse caso, os “tópicos” está relacionado com 4 segmentos principais do mercado:
-
Segmentação geográfica
Que divide os indivíduos de acordo com sua localização, em diversos níveis, desde bairros, até cidades, estados e países. Isso porque as pessoas se comportam e consomem de maneira diferente de acordo com a região em que vive;
-
Segmentação demográfica
Basicamente separa o público-alvo por dados populacionais como: gênero, idade, renda, etnia, classe social e demais aspectos do gênero.
Esse tipo de segmentação ajuda a definir os “desejos dos clientes”, tenha visto que o público de baixa renda normalmente busca por produtos mais acessíveis, enquanto a terceira idade busca por supermercados que atendam suas necessidades e assim por diante;
-
Segmentação psicográfica
Trabalha com dados psicológicos e demográficos, buscando compreender da melhor forma possível tanto a mentalidade quanto a personalidade dos clientes em potencial. Para saber o que os influenciam diretamente durante as compras e quais são os gatilhos que determinam cada escolha;
-
Segmentação comportamental
Esse tipo de segmentação procura obter insights práticos, sobre como os consumidores interagem no momento da compra. Assim é possível definir como e por qual motivo elas adquirem determinado produto.
Em outras palavras divide o público com base em seu comportamento como consumidor, analisando dados como: fidelidade com as marcas, frequência e tipo de comprador, papel de decisão e assim por diante.
A segmentação, como falamos no início é o primeiro passo para conseguir destrinchar bem a personalidade do seu público-alvo e assim ser capaz de criar estratégias com as quais eles se identifiquem com mais facilidade, o que por consequência os torna clientes frequentes e fiéis.
Para entender mais sobre o assunto acesse nossos estudos clicando aqui e para qualquer dúvida basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas.