Entender seu público-alvo é o requisito básico para o sucesso de qualquer ação de marketing, contudo, com a competitividade cada vez mais acirrada e com concorrentes cada vez mais ligados ao o que seus clientes querem, se destacar tem sido uma tarefa mais difícil do que nunca e se valer da UX research pode ser um diferencial necessário.
O termo com origem na língua inglesa, significa literalmente “experiência do usuário” e nesse artigo do Instituto QualiBest você irá entender como utilizar esse recurso para se aproximar ainda mais do seu público.
O que é UX Research?
Um trabalho meticuloso e atento a todos os traços comportamentais de um determinado público-alvo, é assim que podemos definir, em linhas gerais, o conceito de UX research. Um trabalho de detetive, que investiga usuários para descobrir quais são suas maiores necessidades, vontades, dores e problemas que desejam resolver.
Para diferentes equipes que compõem os times de diversas áreas de uma empresa, a pesquisa de experiência do usuário pode ser igualmente utilizada para melhorar estratégias, sobre ações de marketing para testar possíveis conceitos de marca, testes de campanhas com elementos variados, mas principalmente sobre o desenvolvimento de produtos e serviços.
De forma geral, no Brasil essa estratégia é conhecida como guarda-chuva, dada a quantidade de áreas que estão ligadas ao seu conteúdo, e por isso pode ser tida como o ponto focal de uma cultura organizacional direcionada cada vez mais para como os clientes percebem e reagem às suas experiências de compra no ambiente online. Por esse motivo, os dados e informações que ela gera são essenciais para uma maior assertividade.
Métodos mais comuns de aplicação de pesquisas sobre a experiência do usuário
A user experience research, se utiliza de métodos qualitativos e quantitativos diversos, incluindo: pesquisas de mercado, testes de usabilidade, criação e estudo de personas, para coletar dados fundamentais sobre o público-alvo de uma empresa.
Como alguns exemplos mais comuns da aplicação desses métodos, podemos citar:
- Questionários online
Uma maneira rápida de ter em mãos dados quantitativos (ou qualitativo) sobre um determinado insight ou produto. Sendo que quanto maior a amostragem, mais detalhados serão os resultados;
- Testes de usabilidade
Um dos usos mais importantes da UX research é para entender como o público se sente a respeito de determinado produto e um dos caminhos para conseguir esse tipo de informação é através dos testes de usabilidade, que podem ser divididos em dois grupos distintos: moderados e não-moderados.
- Testes A/B
Consiste em dividir os respondentes em dois grupos, que terão acesso a versões diferentes de um produto, site, página ou conceito. O objetivo é ter um afunilamento maior das opções e por consequência aumentar a taxa de sucesso de determinada ação;
Além desses, o UX research pode se valer de estudos de campo, grupos focais, mapas de calor, entre muitos outros, para coletar dados altamente qualificados.
O que fica claro é que esse tipo de pesquisa é indispensável quando o assunto é a experiência do usuário, pois ajuda a equipe responsável a responder os maiores problemas que seus clientes possam estar enfrentando e assim, surgir com estratégias assertivas para se destacar no mercado.
Quer saber como aplicar a melhor estratégia para fidelizar os seus clientes? Entre em contato com a equipe do Instituto QualiBest e fale com um de nossos especialistas para saber como.